Seja Bem Vindo(a)!!

Aprecie com calma e sem moderação. Esse espaço destina-se a informar. Apenas isso. Informando, pretende dialogar. Dialogando, busca engrandecer a todos que dele participam.

Muito obrigado, volte sempre.

Sérgio Cabelera

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

A mensagem do Cristo e o mundo cristão



O Brasil se insere no mundo contemporâneo como um país composto por uma sociedade majoritariamente adepta do cristianismo. Portanto, uma sociedade que preconiza os preceitos defendidos por Jesus, o Nazareno Galileu.

Observando o contexto atual no qual nos encontramos, notadamente no Brasil, quanto aos valores humanos e ainda mais, os espirituais-cristãos, confesso que me vi acometido de certo espanto, talvez até medo...

Digo isso por observar a distância que se vê entre os valores propostos por Jesus em seu Evangelho (Boa Nova) e aqueles que se têm propagados nesse período eleitoral sob o tecido do seu pseudo público seguidor.

Refletindo a respeito desse aparente contraste, me ocorreu fazer uma breve viagem na História da Humanidade Cristã.

 
 
Primeiramente lembrei-me da ação de Constantino, no ano 313 d.C. imperador romano que, para garantir uma maior sobrevida do seu império, emitiu o Édito de Milão para instituir a tolerância religiosa dentro do império, ação que finalmente pôs fim às perseguições sofridas pelos adeptos do Cristianismo. Essa jogada política ocorreu em Niceia.
 
Nesse contexto, porém, Constantino não descuidou de fazer exigências a seu favor e desde então passou a interferir assiduamente nas decisões do clero de então. Essa decisão do imperador fez aumentar sobremaneira a mistura de crenças antigas com aquelas dos cristãos primitivos. Algo que ainda hoje persiste.

Em 27 de fevereiro de 380, agora em Constantinopla, foi a vez do imperador bizantino Teodósio 1º (347-395) promulgar um decreto declarando o cristianismo religião oficial do Estado Romano e punindo o exercício de cultos pagãos. Mais uma canetada com o mesmo fim político: esticar a existência do maior império que a humanidade conheceu.

Assim os ensinos do Cristo foram sendo “inchertados” com outros tantos afim de serem amoldados aos interesses políticos e temporais, distanciando-se cada vez mais daquilo que realmente o taumaturgo da Galileia nos deixou como ensinamentos.

Dando sequência a tais distorções, vamos experimentar durante os 1000 anos de escuridão da Idade Média as Jihad’s cristãs contra o infiel muçulmano por meio das 8 Cruzadas, que matava, estuprava, roubava e perseguia em nome do Cristo, inclusive tendo uma, em 1212, infantil (embora existam controvérsias). Atitudes diametralmente opos-tas aos preceitos de AMOR ao próximo regis-trados por todos os autores dos evangelhos, inclusive os apócrifos.

Mas não paramos por aí, quanto às distorções dos ensinamentos de Jesus, o Cristo. Vieram também as vendas de indulgências que tanto corromperam os ensinos do nazareno, ao ponto de membros da própria igreja romana passarem a criticar duramente tal prática, culminando na publicação em 31 de Outubro de 1517, por Martinho Lutero afixando na porta da capela de Wittemberg suas 95 teses que resultaram no surgimento do protestantismo, era a Reforma Protestante. Tal gesto do teólogo alemão, foi respondido com mais força e perseguição às suas “ideias heréticas” e punidas, inclusive com processos inquisitoriais finalizados com a condenação à morte, na forca, na fogueira... O amor, mais uma vez era deixado de lado.

Durante o Mercantilismo (do século XIV ao XVIII), as nações cristãs foram exatamente aquelas que invadiram o continente africano e escravizaram seres humanos, tratando-os como não-humanos. Quanto aos indígenas, especialmente os da América Portuguesa, lançou-se sobre eles a famigerada “guerra justa”...

Avançando nos séculos, chegamos ao ano de 1929.

Desde 1922 sob o governo fascista de Benito Mussolini O Estado da Cidade do Vaticano nasceu a 11 de Fevereiro de 1929 (ratificação a 7 de Junho desse ano), na sequência dos Acordos (Tratado de) Latrão, assinados entre a Santa Sé e o Reino de Itália, no caso entre o Papa Pio XI e Benito Mussolini, chefe do Governo fascista italiano. A ascensão de Hitler ao poder teve, no campo diplomático, o auxílio do papado...

Durante os Regimes Ditatoriais da América Latina, notadamente no Brasil, Argentina e Chile, predominou o silêncio das mais diversas correntes do cristianismo com bem poucas exceções.

São páginas terríveis da história do cristianismo. Páginas que demonstram, sem equívoco, como a verdadeira mensagem do Cristo vem sendo negligenciada, alterada e vilipendiada por tantos que se dizem seguidores seus.

Por fim, deixo-vos o pensamento de um dos grandes mestres da teologia e também filósofo, HUBERTO ROHDEN que nos esclarece a respeito do Cristo e do Cristianismo em seu opúsculo QUE VOS PARECE DO CRISTO: A verdadeira mensagem do Cristo é perfeitamente compatível com a mais alta evolução cultural da humanidade – mas não com as nossas teologias cristãs.

Ainda o mesmo autor nos informa:


Mahatma Gandhi respondia a todos os missionários cristãos que o queriam converter: “Aceito o Cristo e seu Evangelho, não aceito o vosso cristianismo”.

Albert Schweitzer, teólogo cristão e filho de um ministro evangélico, escreveu:

“Nós injetamos nos homens o soro da nossa teologia, e quem é vacinado com o nosso cristianismo está imunizado contra o espírito do Cristo.

Abraham Lincoln, um dos maiores presidentes dos Estados Unidos, nunca se filiou a nenhuma das muitas igrejas cristãs que há nesse país, porque estava à espera da igreja do Cristo.

Por que esta discrepância entre Cristo e cristianismo, da parte de pessoas espirituais e sinceras?

Porque é impossível identificar o Cristo com alguma organização religiosa; qualquer tentativa destas é necessariamente uma deturpação e uma falência.

E finalmente nos vemos obrigados, diante do que assistimos, a também concordar com ele ao registrar na mesma publicação: Damos plena razão a Nietzsche que, no princípio deste século, escreveu: “Se o Cristo voltasse ao mundo em nossos dias, a primeira declaração que faria ao mundo cristão seria esta: Povos cristãos, sabei que eu não sou cristão”.

Crônicas Carobenses - A verdade dói

Rapaiz... qui trabai damiséra é esse??!!! Cuma é qui adispois de mais de trinta ano, me vem essa história de Terra toda Plana!?? Inda...